Promoção da Cultura da Paz: telato de experiência de educação em saúde
Palavras-chave:
adolescente, ação educativa, cultura da paz, comunicação não violentaResumo
O presente artigo constitui-se de um relato de experiência do projeto do componente curricular Educação em Saúde como parte da Curricularização da Extensão aplicado na Escola Estadual Deputado Nagib Zattar, localizada no município de Joinville/ SC. O projeto teve como objetivo oportunizar aos estudantes do Ensino Médio uma reflexão sobre a construção do conhecimento quanto ao exercício da comunicação não violenta como ferramenta para promover a cultura da paz. A adolescência se apresenta como um período de turbulência emocional, com novos desafios, novas responsabilidades e muitas incertezas quanto ao futuro. Nessa fase o acolhimento e a compreensão de suas necessidades se fazem necessário para manter o equilíbrio mental e se preparar para a vida profissional. Sabe-se que na atualidade as relações sociais e/ou familiares, por vezes, são permeadas por atitudes agressivas, verbais ou físicas, devido a vários fatores que pontuam profundas dificuldades para manter uma convivência saudável. O ambiente escolar, que deveria ser um lugar seguro e de aprendizagem, cada vez mais reina o espírito da intolerância, da violência e do medo, como reflexo da sociedade. Nesse sentido, visando a atender a demanda do estabelecimento escolar acima nominado, esse projeto de educação em saúde foi desenvolvido. A ação educativa foi posta em prática por meio de uma metodologia que compreende uma “Roda de Conversaâ€, quando foram desenvolvidas dinâmicas sequenciais em uma relação horizontal do lugar de fala para instigar a compreensão dos sentimentos e emoções, visando a promoção da cultura da paz. A realização dessa ação educativa sinalizou a importância da abordagem do tema proposto aos adolescentes no contexto do ambiente escolar, trazendo a reflexão e a compreensão dos sentimentos humanos para o círculo do debate.