Promoção da Cultura da Paz: telato de experiência de educação em saúde

  • Emanueli Veiga
  • Maicon Schappo
  • Matheus Martins
  • Sara dos Santos Lopes
  • Valdete Daufemback Faculdade Ielusc

Resumo

O presente artigo constitui-se de um relato de experiência do projeto do componente curricular Educação em Saúde como parte da Curricularização da Extensão aplicado na Escola Estadual Deputado Nagib Zattar, localizada no município de Joinville/ SC. O projeto teve como objetivo oportunizar aos estudantes do Ensino Médio uma reflexão sobre a construção do conhecimento quanto ao exercício da comunicação não violenta como ferramenta para promover a cultura da paz. A adolescência se apresenta como um período de turbulência emocional, com novos desafios, novas responsabilidades e muitas incertezas quanto ao futuro. Nessa fase o acolhimento e a compreensão de suas necessidades se fazem necessário para manter o equilíbrio mental e se preparar para a vida profissional. Sabe-se que na atualidade as relações sociais e/ou familiares, por vezes, são permeadas por atitudes agressivas, verbais ou físicas, devido a vários fatores que pontuam profundas dificuldades para manter uma convivência saudável. O ambiente escolar, que deveria ser um lugar seguro e de aprendizagem, cada vez mais reina o espírito da intolerância, da violência e do medo, como reflexo da sociedade. Nesse sentido, visando a atender a demanda do estabelecimento escolar acima nominado, esse projeto de educação em saúde foi desenvolvido. A ação educativa foi posta em prática por meio de uma metodologia que compreende uma “Roda de Conversa”, quando foram desenvolvidas dinâmicas sequenciais em uma relação horizontal do lugar de fala para instigar a compreensão dos sentimentos e emoções, visando a promoção da cultura da paz. A realização dessa ação educativa sinalizou a importância da abordagem do tema proposto aos adolescentes no contexto do ambiente escolar, trazendo a reflexão e a compreensão dos sentimentos humanos para o círculo do debate.

Biografia do Autor

Emanueli Veiga

Graduanda do Curso de Bacharel em Enfermagem da Faculdade Ielusc.

Maicon Schappo

Graduando do Curso de Bacharel em Enfermagem da Faculdade Ielusc.

Matheus Martins

Graduando do Curso de Bacharel em Enfermagem da Faculdade Ielusc.

Sara dos Santos Lopes

Graduanda do Curso de Bacharel em Enfermagem da Faculdade Ielusc.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestra em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Curso de Bacharel em Enfermagem da Faculdade Ielusc.

Publicado
2023-10-15
Como Citar
VEIGA, Emanueli et al. Promoção da Cultura da Paz: telato de experiência de educação em saúde. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 225-237, out. 2023. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/193>. Acesso em: 17 abr. 2024.
Seção
Artigos