Os motivos de escolha e satisfação profissional dos treinadores de voleibol da região norte de Santa Catarina

  • Andréia Fernanda Moletta Faculdade Ielusc
  • Jéssica Cristina Toni de Oliveira Faculdade IELUSC

Resumo

O esporte passou a ser um dos principais fenômenos socioculturais desde a primeira década do século XXI. Com isso, o interesse em conhecer mais sobre o assunto teve um grande salto, principalmente no que condiz a compreensão sobre as modalidades esportivas até o comportamento dos treinadores. Em virtude disso, o presente estudo teve como objetivo geral identificar os motivos pela escolha na formação em Educação Física, pela atuação como treinador e a preferência pela modalidade voleibol e a satisfação profissional quanto treinador e a categoria atuante. A pesquisa é de cunho qualitativo do tipo descritiva. A amostra consistiu em nove treinadores das cidades de Joinville, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Jaraguá do Sul. O instrumento de pesquisa foi um questionário de perguntas abertas de forma qualitativa, elaboradas pela pesquisadora e a orientadora. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade Ielusc. A partir dos critérios de seleção, a pesquisadora entrou em contato com os treinadores por contato eletrônico ou telefônico. Após o aceite informal na participação do estudo, foram enviados aos treinadores, via e-mail, o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE) e o questionário. Os dados coletados foram analisados a partir do procedimento de análise de conteúdo (BARDIN, 2011), a posteriori construiu-se as categorias e organizadas em quadros. Identificou pontos semelhantes na escolha profissional, o gosto pelo esporte e a identificação com a modalidade atuante. Apesar das dificuldades da profissão, os treinadores estão satisfeitos com seu trabalho devido ao suporte recebido pelos seus superiores. A satisfação vem também com o reconhecimento dos seus atletas perante outros times, o que é o objetivo principal deles: formar atletas e pessoas melhores.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Jéssica Cristina Toni de Oliveira formada em Educação Física Bacharelado pela Faculdade IELUSC. Personal Training e Gerente da academia Bluefit - unidade Joinville. E-mail: jhessica.oliveiratoni@gmail.com

Publicado
2020-12-20
Como Citar
MOLETTA, Andréia Fernanda; OLIVEIRA, Jéssica Cristina Toni de. Os motivos de escolha e satisfação profissional dos treinadores de voleibol da região norte de Santa Catarina. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 145-156, dez. 2020. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/95>. Acesso em: 04 dez. 2021.