Protocolo de triagem auditiva e de linguagem para neonatos de risco atendidos em um programa de atenção primária a saúde

  • Ana Paula Duca Faculdade Ielusc
  • Nicole da Silva Gonçalves Faculdade Ielusc
  • Thailine Vivian de Souza Faculdade Ielusc
  • Jaqueline de Souza Fernandes Faculdade Ielusc
  • Marina Antoniazzi Mancini Faculdade Ielusc
  • Thais Torrens Tavares Faculdade Ielusc

Resumo

Em 2009 foi instituído no município de Joinville (SC) um programa de atenção primária a saúde destinado ao atendimento de neonatos e lactentes de risco. Neste serviço uma equipe multidisciplinar atua com o propósito de manter o acompanhamento dos bebês de risco para o desenvolvimento após alta-hospitalar. A partir do pressuposto, a inserção da fonoaudiologia neste serviço impulsiona a promoção de saúde no âmbito da audição e da linguagem, promovendo o rastreio de perdas auditivas e distúrbios linguísticos. Neste contexto, o fonoaudiólogo deve dispor de métodos avaliativos efetivos que possam ser utilizados na atenção primária e se adequem ao público proposto. Com isso, o presente artigo objetivou o desenvolvimento de um protocolo de triagem auditiva comportamental e de linguagem oral voltado ao público infantil de risco. O método utilizado para a elaboração partiu da análise e seleção de itens presentes em testes auditivos comportamentais e protocolos de linguagem validados para o português brasileiro como: Avaliação auditiva comportamental com instrumentos e sons de Ling; Infant Toddler Meaningful Auditory Integration Scale (IT-MAIS); Meaningful Use of Speech Scales (MUSS); Protocolo de Observação Comportamental (PROC); e Escala de Avaliação da Produção de Fala (PRISE). O protocolo final contou com uma ficha situacional sobre a condição pregressa e atual da criança; 2 tópicos para avaliação auditiva comportamental contendo avaliação auditiva com 2 instrumentos e 2 sons de Ling; 7 questões para análise perceptiva do avaliador; e um questionário com 15 questões objetivas voltadas ao desenvolvimento auditivo e de linguagem infantil. 

Publicado
2020-12-20
Como Citar
DUCA, Ana Paula et al. Protocolo de triagem auditiva e de linguagem para neonatos de risco atendidos em um programa de atenção primária a saúde. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 191-198, dez. 2020. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/94>. Acesso em: 17 set. 2021.