Construção da identidade pessoal e social das crianças e adolescentes da modalidade de judô no Programa de Iniciação Desportiva – PID

  • Alex Barreto Alvez Faculdade Ielusc
  • Thais Borges Pereira Faculdade Ielusc
  • Anita Massena Mello da Rocha Faculdade Ielusc
  • Andréia Fernanda Moletta Faculdade Ielusc

Resumo

O Judô trata-se de um esporte que apresenta um conceito internacional, reportando--se como uma ferramenta educacional que reconhece um modo de vida condecorado, mediado por um código moral e de valores éticos, o presente estudo objetivou analisar a relação do judô na construção da identidade pessoal e social das crianças/adolescentes que participam do projeto de iniciação desportiva (PID) na modalidade de Judô na cidade de Joinville (SC). A amostra foi de 47 pais/responsáveis pelos praticantes da modalidade de judô do programa PID de cinco polos da cidade de Joinville. Análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva simples (frequência) e análise descritivas para perguntas abertas. A pesquisa foi submetida
e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade Ielusc a partir do parecer nº 2.026.081. Percebeu-se que os participantes aumentaram a preocupação e atenção após a inserção na prática de judô nos seguintes aspectos: na saúde e higiene, nas tarefas diárias, nas relações estabelecidas no meio social e no desempenho escolar. Foi notório que a inclusão das lutas na vida das crianças participantes do PID contribuiu para sua construção da identidade pessoal e social. Além disso, as aulas proporcionam etiquetas do judô, as quais interferiam nas tarefas diárias, isto é, as crianças/adolescentes as incorporaram para ações fora das aulas. E auxiliou positivamente para formação de conhecimento construído na escola. 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Alex Barreto Alves Bacharel em Educação Física pela Faculdade IELUSC. Coordenador do Paradesportivo na Federação Catarinense de Judô; Treinador de Judô de Joinville. Coordenador e Professor do Clube Barretos Team; Professor do Programa de Iniciação Desportiva – PID junto a Secretaria de Esportes de Joinville.

##submission.authorWithAffiliation##

Thais Borges Pereira Licenciada em Educação Física pela Faculdade IELUSC. Especialista em Fisiologia do Exercício. Atua como professora contrata na rede municipal de ensino da cidade de Joinville.

##submission.authorWithAffiliation##

Anita Massena Mello da Rocha possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Especialização em Ciências do Movimento Humano pela Universidade da Região de Joinville – Univille. Atualmente é professora dos Cursos Superiores de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Faculdade IELUSC.

##submission.authorWithAffiliation##

Professora adjunta da Faculdade Ielusc e da rede municipal de ensino de Joinville.

Publicado
2020-12-20
Como Citar
ALVEZ, Alex Barreto et al. Construção da identidade pessoal e social das crianças e adolescentes da modalidade de judô no Programa de Iniciação Desportiva – PID. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 95-104, dez. 2020. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/86>. Acesso em: 04 dez. 2021.