Construção da identidade pessoal e social das crianças e adolescentes da modalidade de judô no Programa de Iniciação Desportiva – PID
Resumo
O Judô trata-se de um esporte que apresenta um conceito internacional, reportando--se como uma ferramenta educacional que reconhece um modo de vida condecorado, mediado por um código moral e de valores éticos, o presente estudo objetivou analisar a relação do judô na construção da identidade pessoal e social das crianças/adolescentes que participam do projeto de iniciação desportiva (PID) na modalidade de Judô na cidade de Joinville (SC). A amostra foi de 47 pais/responsáveis pelos praticantes da modalidade de judô do programa PID de cinco polos da cidade de Joinville. Análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva simples (frequência) e análise descritivas para perguntas abertas. A pesquisa foi submetida
e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade Ielusc a partir do parecer nº 2.026.081. Percebeu-se que os participantes aumentaram a preocupação e atenção após a inserção na prática de judô nos seguintes aspectos: na saúde e higiene, nas tarefas diárias, nas relações estabelecidas no meio social e no desempenho escolar. Foi notório que a inclusão das lutas na vida das crianças participantes do PID contribuiu para sua construção da identidade pessoal e social. Além disso, as aulas proporcionam etiquetas do judô, as quais interferiam nas tarefas diárias, isto é, as crianças/adolescentes as incorporaram para ações fora das aulas. E auxiliou positivamente para formação de conhecimento construído na escola.

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