Inserção da fonoaudiologia no Programa Bebê Precioso

  • Ana Paula Duca Faculdade Ielusc
  • Jaqueline de Souza Fernandes Faculdade Ielusc
  • Marina Antoniazzi Mancini Faculdade Ielusc
  • Nicole da Silva Gonçalves Faculdade Ielusc
  • Thailine Vivian de Souza Faculdade Ielusc
  • Thais Torrens Tavares Faculdade Ielusc

Resumo

O Programa Bebê Precioso da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville visa o acompanhamento das crianças oriundas de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e em situação de risco para o crescimento e desenvolvimento esperado, em idade de zero a 12 meses. Na equipe multiprofissional estão inseridos pediatra, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e a fonoaudiologia devido a inserção do estágio curricular supervisionado. Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência das atividades desenvolvidas pelo docente e graduandos em fonoaudiologia às crianças e suas famílias, acompanhadas pelo Programa Bebê Precioso. A metodologia utilizada engloba descrição de atividades, por meio de relato de experiência da execução do estágio curricular supervisionado em fonoaudiologia comunitária, da Faculdade Ielusc, durante
os meses de março a junho de 2019. Neste período foram realizadas ações de acolhimento, avaliações e orientações às famílias dos bebês acompanhados. Os motivos que justificaram o acompanhamento fonoaudiológico foram as possíveis deficiências auditivas, atrasos no desenvolvimento de linguagem, dificuldades nos reflexos orais e na amamentação e recusa alimentar. Conclui-se que a inserção da fonoaudiologia junto a este programa propiciou um olhar ampliado para o graduando relacionado ao desenvolvimento global dos bebês de risco para o crescimento e desenvolvimento.

Publicado
2020-12-20
Como Citar
DUCA, Ana Paula et al. Inserção da fonoaudiologia no Programa Bebê Precioso. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 115-122, dez. 2020. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/81>. Acesso em: 17 set. 2021.