Atendimento da equipe de enfermagem ao paciente surdo: percepções e estratégias de comunicação
Resumo
Considerando que a assistência de enfermagem ocorre por meio da consulta e comunicação estabelecida com o paciente, pode-se reconhecer e superar possíveis lacunas existentes no contato de técnicos e enfermeiros durante os cuidados prestados ao paciente surdo. O objetivo é identificar quais são as percepções dos profissionais de enfermagem sobre o processo de comunicação com as pessoas surdas. Metodologia: estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, realizado em um hospital público no norte do Estado de Santa Catarina, em Joinville. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito funcionários da equipe de enfermagem. Resultados e discussão: Os resultados apontam que há necessidade da capacitação adequada aos profissionais de saúde no que refere a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Possibilitar a comunicação da equipe de saúde com o paciente surdo impacta de forma positiva e torna eficaz o atendimento. As participantes relataram a importância de saber Libras para receber o paciente surdo e de exercer a cidadania desta pessoa o atendendo em sua língua materna. Considerações finais: É indispensável a capacitação dos profissionais de enfermagem para realizar o atendimento aos pacientes que apresentam surdez, seja na graduação ou em cursos de extensão, capacitando profissionais em meio hospitalar por meio de cursos mais frequentes. Com isso, espera-se uma assistência humanizada, focalizada no contexto de uma sociedade mais inclusa. É necessário fazer valer as legislações vigentes, pois garantem oportunidades de acesso aos surdos em espaços públicos atendendo às suas especificidades.

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