Atendimento da equipe de enfermagem ao paciente surdo: percepções e estratégias de comunicação

  • Karla Ramlow Coelho Faculdade Ielusc
  • Luana Claudia dos Passos Aires Faculdade Ielusc
  • Jelson Budal Schmidt Faculdade Ielusc / Faculdade Guilherme Guimbala

Resumo

Considerando que a assistência de enfermagem ocorre por meio da consulta e comunicação estabelecida com o paciente, pode-se reconhecer e superar possíveis lacunas existentes no contato de técnicos e enfermeiros durante os cuidados prestados ao paciente surdo. O objetivo é identificar quais são as percepções dos profissionais de enfermagem sobre o processo de comunicação com as pessoas surdas. Metodologia: estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, realizado em um hospital público no norte do Estado de Santa Catarina, em Joinville. Como instrumento de coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito funcionários da equipe de enfermagem. Resultados e discussão: Os resultados apontam que há necessidade da capacitação adequada aos profissionais de saúde no que refere a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Possibilitar a comunicação da equipe de saúde com o paciente surdo impacta de forma positiva e torna eficaz o atendimento. As participantes relataram a importância de saber Libras para receber o paciente surdo e de exercer a cidadania desta pessoa o atendendo em sua língua materna. Considerações finais: É indispensável a capacitação dos profissionais de enfermagem para realizar o atendimento aos pacientes que apresentam surdez, seja na graduação ou em cursos de extensão, capacitando profissionais em meio hospitalar por meio de cursos mais frequentes. Com isso, espera-se uma assistência humanizada, focalizada no contexto de uma sociedade mais inclusa. É necessário fazer valer as legislações vigentes, pois garantem oportunidades de acesso aos surdos em espaços públicos atendendo às suas especificidades.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Karla Ramlow Coelho é Enfermeira graduada pela Faculdade Ielusc. Cursando pós-graduação em Urgência e Emergência. Trabalha na Unidade de Pronto Atendimento do município de Araquari - SC.

##submission.authorWithAffiliation##

Luana Claudia dos Passos Aires é professora adjunta na Faculdade Ielusc. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina e Mestra em Enfermagem pela mesma instituição.

##submission.authorWithAffiliation##

Professor assistente na Faculdade Ielusc e docente na Faculdade Guilherme Guimbala (FGG). Mestre em Educação pelo programa de PPGE da Universidade da Região de Joinville (Univille).

Publicado
2020-12-20
Como Citar
COELHO, Karla Ramlow; AIRES, Luana Claudia dos Passos; SCHMIDT, Jelson Budal. Atendimento da equipe de enfermagem ao paciente surdo: percepções e estratégias de comunicação. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 39-48, dez. 2020. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/80>. Acesso em: 16 abr. 2024.