Quem conta um conto aumenta um ponto: experiências dialógicas e literárias no espaço universitário através do projeto Clube do Conto

  • Berenice Rocha Zabbot Garcia Univille
  • Fernanda Cristina Cunha Univille
  • Isabela Giacomini Univille

Resumo

O presente artigo discute como o projeto Clube do Conto, vinculado ao Programa de Literatura Infantil Juvenil (PROLIJ) da Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE, e à extensão universitária, é uma possibilidade de abertura às experiências dialógicas e literárias, com potencial aplicação em diversos contextos de educação formal e não-formal. O projeto configura-se com o objetivo de fomentar a discussão de obras literárias clássicas e contemporâneas, em forma de contos, com vistas à transformação do espaço acadêmico em também um espaço de fruição literária, considerando que a Academia, por sua natureza teórica e científica, tende muitas vezes a promover um afastamento entre os acadêmicos e suas leituras não obrigatórias e não curricularizadas. Tendo como alguns dos referenciais teóricos Barthes (1987), Chiarello (2013), Gohn (2006) e Marques (2004) e a pesquisa de base bibliográfica, pretende-se mostrar como o Clube do Conto enriquece as práticas de leitura na universidade, envolvendo acadêmicos, docentes, funcionários e a comunidade externa. O artigo contextualiza o projeto, traz embasamentos teóricos em defesa do dialogismo e da mediação de leitura, descreve qual é a metodologia utilizada para a curadoria dos textos e para a execução das rodas de discussão além de trazer os resultados parciais e seus benefícios. Sugere-se também que o projeto seja adaptado e aplicado em outros contextos que estejam em busca de ações para imersão literária dos sujeitos envolvidos, sejam em escolas, universidades, centros sociais, programas de extensão ou projetos comunitários.

Publicado
2020-12-20
Como Citar
ROCHA ZABBOT GARCIA, Berenice; CUNHA, Fernanda Cristina; GIACOMINI, Isabela. Quem conta um conto aumenta um ponto: experiências dialógicas e literárias no espaço universitário através do projeto Clube do Conto. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 199-208, dez. 2020. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/79>. Acesso em: 16 abr. 2024.