Perfil nutricional de pacientes adultos com câncer em tratamento de quimioterapia no ambulatório de um hospital municipal de Joinville (Santa Catarina)

  • Letícia Maria Soares Faculdade Ielusc
  • Bianca Tiellet Gonçalves Faculdade Ielusc
  • Érika Dantas de Medeiros Rocha

Resumo

O câncer é uma nomenclatura para cerca de 100 doenças que possuem como fator comum a proliferação desordenada de células e acomete milhões de pessoas ao ano no mundo. As causas são multifatoriais, podendo ser intrínsecas e extrínsecas.  Durante o tratamento quimioterápico os pacientes apresentam uma maior possibilidade de hipercatabolismo e hipermetabolismo, levando ao aumento da demanda calórico proteica. Sendo assim, o estado nutricional é importante nessa fase bem como a oferta calórica protéica adequada. Objetivos: Verificar a presença de desnutrição ou risco nutricional e perda ponderal nos pacientes em tratamento de quimioterapia. Métodos e materiais: foram utilizados questionários validados como Avaliação Subjetiva Global - Produzida pelo Próprio Paciente (ASG-PPP) em cerca de 15 pacientes adultos com idade entre 18 e 60 anos de ambos dos sexos em um hospital municipal da região de Joinville, sendo desta forma avaliado o Índice de Massa Corpórea (IMC) e percentual de perda de peso. Resultados: Foi verificado a presença de perda de peso em 46,7% dos pacientes sendo a perda entre 11 a 20% e acima de 20% a perda foi verificada em 20% dos pacientes abordados, sendo ambas já consideradas uma perda grave e desnutrição. Além disso ainda foi verificado que a prevalência quanto ao IMC foi de eutrofia, contudo, ainda se verificou que há uma grande parte dos pacientes com a presença de sobrepeso e obesidade, sendo ambos fatores de risco para o desenvolvimento de câncer. Os principais sintomas apresentados pelos pacientes durante o tratamento foi náuseas, algia intensa, xerostomia e alteração do paladar.

Publicado
2020-12-20
Como Citar
SOARES, Letícia Maria; GONÇALVES, Bianca Tiellet; ROCHA, Érika Dantas de Medeiros. Perfil nutricional de pacientes adultos com câncer em tratamento de quimioterapia no ambulatório de um hospital municipal de Joinville (Santa Catarina). Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 169-178, dez. 2020. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/74>. Acesso em: 17 set. 2021.