Aplicando conceitos estatísticos: da teoria à prática

  • Cassia Santi FAHOR
  • Geovane Webler FAHOR
  • Stephan Sawitzki FAHOR
  • Cristiane Hahn Baldissera FAHOR
  • Scheila Cristiane Angnes Willers Klein FAHOR

Resumo

Não é de hoje que o ensino superior apresenta inúmeros desafios. Cada vez mais alunos e professores necessitam adaptar suas expectativas e metodologias para uma melhor sinergia e aprendizado. Por um lado, tem-se professores preocupados em ensinar conceitos teóricos que seguem as normas e exigências de cada disciplina, adaptadas às necessidades de cada curso e de outro estudantes ávidos por aprendizado rápido e aplicações práticas do que estão estudando. Visando adaptar a forma de ensinar, aos anseios dos estudantes e melhorar a qualidade de ensino, os professores da Faculdade Horizontina estão mantendo em constantes discussões em torno de metodologias que facilitam e promovem o aprendizado dos alunos, atendendo as necessidades dos mesmos e não deixando de cumprir as ementas e conteúdos previstos e necessários de cada disciplina em sua essência . Este artigo expõe o relato de uma atividade realizada com uma turma de acadêmicos do curso de Ciências Econômicas na disciplina de Estatística Econômica da Faculdade Horizontina, no primeiro semestre de 2019, com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos a possibilidade de aplicar na prática da vida de um economista, os conceitos teóricos estudados na disciplina podendo, assim, vivenciar na prática as aplicações da estatística no dia a dia profissional. Os acadêmicos foram organizaram em grupos, e cada grupo escolheu e definiu um tema, buscando mesclar atualidade e relevância do mesmo dentro do cenário econômico. Como a atividade desenvolveu-se através de pesquisa, com coletas primárias de dados, cada grupo avaliou e definiu o método de amostragem mais adequado com o tema e população escolhida. Posteriormente, os dados coletados foram organizados em tabelas e analisados em gráficos, como também, foram explorados outros conceitos, distribuição de probabilidade e intervalos de confiança. A aplicação prática de conceitos estatísticos tende a contribuir não só com o entendimento da estatística, mas também com suas implicações econômicas, de forma interdisciplinar. Essa atividade proporcionou aos acadêmicos a oportunidade de planejar e vivenciar todo o processo de pesquisa, aplicação e análise de resultados de acordo com as teorias estatísticas e relacionando com conceitos estudados.

Publicado
2020-01-28
Como Citar
SANTI, Cassia et al. Aplicando conceitos estatísticos: da teoria à prática. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], n. 2, p. 77-82, jan. 2020. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/70>. Acesso em: 18 abr. 2024.