Estratégias metodológicas para o ensino de cálculo diferencial e integral nas engenharias

  • Scheila Cristiane Angnes Willers Klein
  • Geovane Webler
  • Cassia Bordim Santi
  • Darciane Inês Mombach Kremer

Resumo

As instituições de ensino vêm sendo cada vez mais desafiadas perante o contexto atual da educação. A grande quantidade de informações disponíveis e de fácil acesso pelos educandos vem motivando professores a utilizar metodologias de trabalho diferenciadas, objetivando superar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Neste sentido, este trabalho propõe mostrar algumas metodologias desenvolvidas na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I com o objetivo de melhorar o ensino e a aprendizagem dos conceitos pelos alunos ingressantes em cursos de Engenharia. Para atingir esse objetivo, desenvolveu-se uma forma de sondagem dos conhecimentos prévios dos educandos, além disso, a aplicação de metodologias ativas de ensino e, também, o uso da aprendizagem baseada em resolução problemas promovendo a construção de conhecimentos transdisciplinares.

Publicado
2020-01-28
Como Citar
WILLERS KLEIN, Scheila Cristiane Angnes et al. Estratégias metodológicas para o ensino de cálculo diferencial e integral nas engenharias. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], n. 2, p. 129-138, jan. 2020. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/65>. Acesso em: 17 abr. 2024.