Análise das informações nutricionais de rotulagem das fórmulas infantis para lactentes de acordo com legislação brasileira

  • Kelly Oenning Faculdade Ielusc
  • Priscila Hália Pires dos Santos Oliveira Faculdade Ielusc

Resumo

As fórmulas infantis são indicadas para complementar o leite materno ou em sua substituição quando em situações específicas em que a amamentação não é possível. São definidas pela regulamentação vigente como o produto em forma líquida ou em pó, destinado à alimentação de lactentes, até o sexto mês, sob prescrição, em substituição total ou parcial do leite materno ou humano. Trata-se de um estudo transversal e quantitativo, cujo objeto de análise constituiu as informações nutricionais presentes nos rótulos das fórmulas infantis para lactentes comercializadas no município de Joinville-SC e sua conformidade em relação a regulamentação brasileira vigente. Foram selecionadas 13 amostras de fórmulas infantis para lactentes saudáveis entre os meses de abril a maio de 2019. A coleta de dados foi realizada por meio de formulário baseado nas informações das resoluções RDC nº 42/2011, nº 43/2011 e nº 44/2011. Todas as amostras (100% - n=13) atendiam o requisito em relação ao aspecto da rotulagem nutricional que destaca a obrigatoriedade da informação nutricional na composição por 100g ou 100mL do alimento. Ao todo foi verificado que 7 (53,8%) dos rótulos apresentaram ao menos uma não conformidade com o que diz a legislação vigente em relação a composição nutricional de fórmulas infantis para lactentes, totalizando 9 inadequações, sendo estas: teor de ferro, proteína e vitamina D das amostras utilizadas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmica da 8ª fase do curso de Nutrição da Faculdade Ielusc.

##submission.authorWithAffiliation##

Possui mestrado em Bioquímica Clínica pela Universidade de Aveiro em Portugal, é graduada em bioquímica, com especialização no ramo alimentar, pela universidade de Aveiro, em Portugal. Tem o mestrado revalidado pela Universidade Federal do Parána - UFPR. Graduanda em Odontologia. Atua como docente no ensino superior e técnico nas áreas da saúde (bioquímica, microbiologia, farmacologia, nutrição e genética), biologia, química e cosmetologia. É docente e orientadora de TCCs, em regime horista da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC nos cursos de Nutrição, Fonoaudiologia e Psicologia. É coordenadora e docente em regime parcial, no curso de qualificação em Atendente de farmácia, do Instituto educacional Pró-rim. É professora nos cursos técnicos de Farmácia e Química, do Elias Moreira.

Publicado
2020-12-20
Como Citar
OENNING, Kelly; OLIVEIRA, Priscila Hália Pires dos Santos. Análise das informações nutricionais de rotulagem das fórmulas infantis para lactentes de acordo com legislação brasileira. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 1, n. 3, p. 9-20, dez. 2020. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/63>. Acesso em: 17 set. 2021.