A Igualdade de gênero na perspectiva de professoras de uma escola pública

  • Brigida Nogueira Ferreira Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Mariana Datria Schulze Bom Jesus IELUSC
  • Melissa Barbosa

Resumo

O presente artigo teve como objetivo investigar de que forma a discussão sobre igualdade de gênero, em sala de aula, é compreendida por docentes de uma escola pública. Esta pesquisa se caracterizou por seu cunho qualitativo e exploratório, pautada teórica e no método do materialismo histórico e dialético. A coleta de dados ocorreu em uma escola pública localizada na região norte de Santa Catarina, com a aplicação de um questionário com 11 professoras. Após a coleta dos dados, os resultados obtidos foram transcritos, tabulados e submetidas na metodologia de análise de conteúdo (FRANCO, 2012). Partindo dos dados coletados, pode-se analisar que as docentes têm a compreensão do significado do termo igualdade de gênero, porém, ainda é existente a falta de conhecimento sobre o assunto. Os resultados apontam que se têm o entendimento em relação ao termo igualdade de gênero pelas professoras, e que existem discussões de gênero quando ocorrem situações que necessitem de tal intervenção.

Publicado
2020-01-28
Como Citar
FERREIRA, Brigida Nogueira; SCHULZE, Mariana Datria; BARBOSA, Melissa. A Igualdade de gênero na perspectiva de professoras de uma escola pública. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], n. 2, p. 13-24, jan. 2020. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/59>. Acesso em: 17 abr. 2024.