Análise dos estágios supervisionados do curso de Nutrição de uma instituição de ensino superior de Joinville/SC à luz da legislação

  • Lourival Moreira Junior Faculdade IELUSC
  • Renata Carvalho Oliveira Faculdade IELUSC

Resumo

Estágio pode ser definido como uma atividade educativa escolar supervisionada desenvolvida em ambiente real de trabalho, tendo como objetivo a preparação do estudante para o mundo do trabalho. Os estágios supervisionados do curso de Nutrição devem seguir os preceitos das Diretrizes Curriculares Nacionais da graduação em Nutrição e as resoluções do Conselho Federal de Nutricionistas, as quais trazem os principais aspectos quanto à configuração dos estágios dos cursos de Nutrição no país. O presente estudo teve como objetivo analisar como são desenvolvidos os estágios supervisionados em Nutrição de uma instituição privada de ensino superior de Joinville/SC, segundo o que é preconizado pela legislação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de levantamento e quantitativa. Foi realizada a coleta de informações junto aos envolvidos às atividades de estágios curriculares (professores supervisores, nutricionistas preceptoras e acadêmicos estagiários) por meio de survey on-line e posterior análise destas de acordo com o que é preconizado pela legislação. Observa-se que na visão das professoras, e em partes pelas preceptoras, o estágio do curso de Nutrição da IES está cumprindo seu papel e seguindo os preceitos da legislação. Porém, na visão dos estagiários, se faz necessário a reflexão e resolução de alguns pontos que podem vir a refletir na sua prática, como o papel das preceptoras em delegar apenas funções que contribuam para o aprendizado e a conformidade das atividades dos estágios em relação aos documentos norteadores da IES. Assim, percebe-se falta de consenso na percepção dos atores envolvidos quanto às atividades delegadas ao estagiário e sua contribuição para o aprendizado por parte das preceptoras e a baixa concordância por parte dos estagiários em relação à conformidade das atividades realizadas no estágio e sua compatibilidade com os documentos norteadores da operacionalização dos estágios supervisionados na instituição de ensino.

Publicado
2020-01-28
Como Citar
MOREIRA JUNIOR, Lourival; OLIVEIRA, Renata Carvalho. Análise dos estágios supervisionados do curso de Nutrição de uma instituição de ensino superior de Joinville/SC à luz da legislação. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], n. 2, p. 55-66, jan. 2020. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/37>. Acesso em: 17 abr. 2024.