A dicotomia entre a liberdade de expressão e o discurso de ódio

A manutenção dos direitos humanos da comunidade LGBTQIA+ perante a polarização na sociedade brasileira

  • Arnon Munhóz Schütz dos Santos Faculdade Ielusc
  • Lucas Schwalbe Gerardi Faculdade Ielusc
  • Marília Crispi de Moraes Faculdade Ielusc

Resumo

Os limites entre o discurso de ódio e a liberdade de expressão nunca foram tão discutidos quanto na contemporaneidade, pois as mídias digitais propiciam esse importante debate. A dicotomia entre a livre manifestação de pensamento e a verbalização hostil torna-se ínfima numa sociedade polarizada, permeada por incitações ao ódio, principalmente, contra grupos minoritários e desassistidos pelas políticas governamentais, como, por exemplo, a comunidade LGBTQIA+. Assim, mediante pesquisas bibliográficas, científicas e estatísticas, analisando os dados encontrados e comparando as jurisprudências internacionais, o presente artigo busca entender como os direitos humanos e o sistema jurídico brasileiro, estadunidense e alemão se posicionam perante essa situação. Desse modo, concluir-se-á que a Educação configura-se um excelente instrumento para alterar essa problemática, cujos agentes transformadores somos nós, enquanto Sociedade, Estado e Família, a fim de (re)construir uma cultura brasileira pautada no respeito, no diálogo e na reflexão - elementos avariados ou ausentes no atual contexto brasileiro.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Acadêmico do curso de graduação em Direito pela Faculdade IELUSC.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando do curso de graduação em Direito pela Faculdade IELUSC.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora e mestre em Ciências da Linguagem. Professora titular e coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc.

Publicado
2023-10-15
Como Citar
DOS SANTOS, Arnon Munhóz Schütz; GERARDI, Lucas Schwalbe; MORAES, Marília Crispi de. A dicotomia entre a liberdade de expressão e o discurso de ódio. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 11-26, out. 2023. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/217>. Acesso em: 17 abr. 2024.
Seção
Artigos