Capitalismo de vigilância e seus desdobramentos

uma análise teórica e conceitual na literatura científica

  • Noah Souza Rosa Faculdade Ielusc
  • Otávio de Aviz Olivet Faculdade Ielusc

Resumo

Com o advento do capitalismo de vigilância, novos métodos de coleta e armazenamento de dados foram desenvolvidos. A atenção, exclusiva ao indivíduo, tornou-se uma moeda valiosa, comodificada pelo aparato capitalista. Isto se deve ao fato de que, em um cenário tão repleto de estímulos e diferentes cargas atencionais, a atenção se torna uma commodity escassa e sua importância, que sempre foi pertinente, afinal, está diretamente atrelada ao tempo disposto por cada indivíduo, torna-se primordial. Esse cenário incerto e ainda muito inexplorado, acaba culminando naquilo que se intitula uma nova Economia da Atenção. Dentre as principais ferramentas utilizadas por este contexto, está a gestão algorítmica, responsável por capitalizar e desenvolver métodos que são efetivamente responsáveis pela manutenção do tempo de usuários dentro de plataformas digitais, assim como gerar receita e assertividade para aqueles que resolvem investir, da forma que seja, em canais que podem ser impactados por esta ferramenta. Tendo isso em vista, o presente ensaio tem como seu objetivo realizar uma análise e revisar teoricamente, a produção na literatura científica relacionada à gestão algorítmica, ao capitalismo de vigilância e à economia da atenção, para que se possa definir as divergências e, também, as convergências conceituais encontradas pelo caminho. Neste contexto, uma revisão crítica destes materiais podem trazer clareza ao campo científico e estreitar caminhos entre campos, a princípio, diferentes. Ao utilizar a metodologia, buscamos visualizar, a certo ponto, um panorama geral da produção teórica, não somente dos assuntos descritos acima, mas como daqueles que se conectam direta ou indiretamente com esses.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando da oitava fase do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade IELUSC. Atualmente atua como Especialista em Marketplace na Agência Macarta Brasil e como Designer na Agência MAVERICK360

##submission.authorWithAffiliation##

Graduando da oitava fase do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade IELUSC. Atualmente atua como Copywriter na Agência Macarta Brasil.

Publicado
2023-10-15
Como Citar
ROSA, Noah Souza; OLIVET, Otávio de Aviz. Capitalismo de vigilância e seus desdobramentos. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 275-285, out. 2023. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/213>. Acesso em: 17 abr. 2024.
Seção
Artigos