Cuidados de enfermagem com a criança com doença do sistema respiratório: apnéia obstrutiva do sono

  • Gabriela Henrique Burg Faculdade IELUSC
  • Janayna Aparecida Streit Leandro Faculdade Ielusc
  • Juliana Stolarski Faculdade Ielusc
  • Nicoli Schmidt Weber Faculdade Ielusc
  • Lidiane Ferreira Schultz Faculdade Ielusc

Resumo

A síndrome apneia obstrutiva do sono é um distúrbio respiratório que ocasiona a obstrução parcial ou total das vias aéreas durante o período de sono, está associada ao despertar do sono com ou sem dessaturação. Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre Apneia Obstrutiva do Sono em Crianças identificando posteriormente os principais diagnósticos de enfermagem segundo NANDA-I. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica qualitativa utilizando da Scientific Eletronic Library Online, PubMed e Biblioteca Virtual de Saúde. Os critérios de inclusão foram artigos dos últimos cinco anos com os seguintes descritores: apneia obstrutiva do sono, distúrbios do sono, crianças, pressão positiva contínua nas vias aéreas. Foi descrito sobre conceito, causas, diagnóstico, fisiopatologia, sinais/sintomas e tratamento da síndrome apnéia obstrutiva do sono. Foram identificados os diagnósticos de enfermagem: estilo de vida sedentário, sobrepeso, obesidade, risco de sobrepeso, insônia, distúrbio no padrão de sono, privação de sono, intolerância à atividade, conhecimento deficiente, ansiedade e risco de desenvolvimento atrasado. Conclusão: estudos que abordem os principais diagnósticos de enfermagem e os cuidados com as crianças com a síndrome da apneia obstrutiva do sono são fundamentais para o conhecimento dos graduandos em enfermagem e para a ampliação da assistência do enfermeiro melhorando a qualidade de vida na infância.


 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda em enfermagem pela Faculdade Ielusc.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda em enfermagem pela Faculdade Ielusc.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda de enfermagem pela Faculdade Ielusc.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda em enfermagem pela Faculdade Ielusc.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em saúde e meio ambiente pela UNIVILLE. Mestra em Enfermagem pela UNG. Especialista em Enfermagem hospitalar à criança e ao adolescente pela FMUSP, em Gerenciamento dos serviços de enfermagem pela UNIFESP, em Intervenções e práticas sistêmicas com famílias pela UNIFESP. é enfermeira, docente adjunta 1C do curso de graduação em Enfermagem pela Faculdade IELUSC.

Publicado
2023-10-14
Como Citar
BURG, Gabriela Henrique et al. Cuidados de enfermagem com a criança com doença do sistema respiratório: apnéia obstrutiva do sono. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 131-141, out. 2023. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/210>. Acesso em: 17 abr. 2024.
Seção
Artigos