Jornalismo na tela vestível: uma análise das notícias produzidas pelos jornais El País e The Wall Street Journal para smartwatches

  • Kevin dos Santos Banruque Faculdade Ielusc
  • Maiara Carvalho Batista Maduro Faculdade Ielusc

Resumo

Por meio da análise qualitativa, foram estudadas notícias publicadas pelos jornais El País (Espanha) e The Wall Street Journal (Estados Unidos), para aplicativos no Apple Watch. O estudo buscou explorar como os jornais estão se adaptando para as telas vestíveis dos relógios inteligentes, tendo em vista que o jornalismo digital passou por várias transformações nas últimas décadas, começando com textos longos para telas de computadores, passando para textos menores em telas de smartphones e mais recentemente para telas de smartwatches. O conceito usado para estudar este fenômeno é chamado de glance journalism, sendo observado de forma aprofundada como os jornais estão publicando notícias para esta recente plataforma. Após explorar diversas notícias nos dois veículos estudados, o estudo apontou que é preciso estudar novas possibilidades para melhorar a experiência do leitor nessa nova plataforma.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Kevin dos Santos Banruque é jornalista formado pela Faculdade Ielusc. Possui experiência com assessoria de imprensa e  jornalismo digital.

##submission.authorWithAffiliation##

Maiara Carvalho Batista Maduro é professora assistente no curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná e jornalista formada pela Faculdade Ielusc

Publicado
2023-10-15
Como Citar
DOS SANTOS BANRUQUE, Kevin; CARVALHO BATISTA MADURO, Maiara. Jornalismo na tela vestível: uma análise das notícias produzidas pelos jornais El País e The Wall Street Journal para smartwatches. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 171-182, out. 2023. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/196>. Acesso em: 17 abr. 2024.
Seção
Artigos