Qualidade nutricional das lancheiras pré-escolares

  • Vanessa Speckhahn Vicente Faculdade Ielusc
  • Vanessa Moliner Melara Faculdade Ielusc
  • Juliano Turmina Faculdade Ielusc
  • Elen Cristina Dalquano UniAvan

Resumo

Os hábitos alimentares da atualidade são preocupantes, pois estão diretamente relacionados com o aumento da obesidade e com o aumento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) em toda a população, devido à redução do consumo de alimentos ricos em fibras e carboidratos complexos, além do aumento do consumo de açúcares simples, gordura saturada, alimentos processados e ultraprocessados e bebidas açucaradas, presente cada vez mais cedo entre o público infantil. O objetivo desse trabalho foi avaliar a composição das lancheiras de pré-escolares de duas instituições de ensino particular em Joinville. Para tanto, a coleta de dados foi realizada nas escolas, onde foi realizado um diário alimentar de 2 dias com registro fotográfico das lancheiras. Os participantes da pesquisa foram 33 crianças na faixa etária de 4 a 6 anos. Foi verificado que dentre os itens enviados nas lancheiras, 72% eram alimentos industrializados, pertencentes ao grupo de alimentos processados e ultraprocessados conforme a classificação do Novo Guia Alimentar para a População Brasileira. Os itens com maior frequência na lancheira foram pães e bolos (23%), bolachas (doces/salgadas) (21%), bebidas (20%), embutidos (9%), iogurte (8%), doces, balas, chocolates (7%). Ações de orientação nutricional para auxiliar os responsáveis à montar lanches práticos, atrativos e saudáveis são necessárias, além de conscientização sobre os prejuízos que o consumo de alimentos processados e principalmente de ultraprocessados causam na saúde das crianças tanto a curto prazo quanto ao longo da vida foi uma questão identificada como importante a ser realizada junto às crianças, pais/ responsáveis e escolas, se assim desejarem.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Nutricionista. Mestre em Saúde e Meio Ambiente. Terapeuta Nutricional de abordagem comportamental e professora no curso de graduação em Nutrição Faculdade Ielusc.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Nutrição pela Faculdade Ielusc.

##submission.authorWithAffiliation##

Docente da Rede Municipal de Ensino de Joinville e da Faculdade Ielusc. Mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Exercício e Esporte. Docente em pós-graduação e atua em consultório com a área de Exercício e Esporte e Saúde da Mulher.

Publicado
2023-10-15
Como Citar
VICENTE, Vanessa Speckhahn et al. Qualidade nutricional das lancheiras pré-escolares. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 253-261, out. 2023. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/191>. Acesso em: 17 abr. 2024.
Seção
Artigos