Enfermagem Ielusc - 25 Anos: marcos temporais de uma construção

  • Beatriz Schumacher COMSISTEa-SC/ABEN
  • Jânifer Souza Mendes Faculdade Ielusc
  • Lidiane Ferreira Schultz Faculdade Ielusc
  • Rosilda Veríssimo Silva Faculdade Ielusc http://orcid.org/0000-0002-1241-8282
  • Solange Abrocesi Faculdade Ielusc

Resumo

A formação de bacharéis na saúde e especificamente na enfermagem em Joinville teve seu marco no ano de 1997. Tem sido fundamentada no momento do desenvolvimento da cidade e sua potencialidade. Trata-se do primeiro curso de graduação em enfermagem no município e, ainda, da Associação Educacional Luterana de Joinville. Nessa trajetória foi requerida muita parceria entre docentes, gestores, estudantes e sociedade. Este ensaio tem por objetivo relatar marcos dos 25 anos do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Ielusc. O relato se dá a partir da fundação do curso, seguindo os documentos regulatórios desde a abertura, do Projeto Pedagógico do Curso, das atividades científicas e de extensão, até a comemoração do aniversário do de 25 anos do curso. Destaca-se a participação como um movimento norteador da enfermagem joinvilense e a efetiva contribuição de estudantes e docentes na valorização da enfermagem e seu ensino no cenário local e nacional.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrado (UFSC). Graduada em Enfermagem (UFSC). Pesquisadora no Grupo COMSISTEa-SC/ABEN e FLORESCER (IFSC).

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em enfermagem pela UFSC. Enfermeira. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem Faculdade IELUSC.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Saúde e Meio Ambiente (UNIVILLE); Mestra em Enfermagem (UNG) e Enfermeira (UEMG). É pesquisadora nos Grupos de Pesquisa GEBRINq (UNIFESP), LEPIF (UFMS) e FLORESCER (IFSC-SC). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Ielusc.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Saúde Coletiva (UFSC); Mestre em Educação (UFSC) e Enfermeira (USP). É pesquisadora nos Grupos de Pesquisa LAPEPS (UFSC) e GPPS (UFSC). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Ielusc.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Saúde Pública (USP). Enfermeira (USP). Docente e coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Ielusc.

Publicado
2023-10-15
Como Citar
SCHUMACHER, Beatriz et al. Enfermagem Ielusc - 25 Anos: marcos temporais de uma construção. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 265-274, out. 2023. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/189>. Acesso em: 17 abr. 2024.
Seção
Artigos