Papel do enfermeiro na promoção da saúde à pessoa com esclerose múltipla: revisão da literatura

Resumo

O enfermeiro desempenha papel fundamental no cuidado à pessoa com diagnóstico de Esclerose Múltipla. O olhar voltado ao cuidado individual é muito importante em um acompanhamento que exigirá elaboração de planos de intervenções que auxiliem na promoção da saúde dessas pessoas nos serviços ambulatoriais e hospitalares. O objetivo é identificar o papel do enfermeiro no cuidado à pessoa com Esclerose Múltipla na literatura científica no período de 2010 a 2022. Esse estudo é uma revisão narrativa da literatura. A busca se deu nas bases de dados virtuais Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e U.S. National Library of Medicine (PUBMED). As buscas foram realizadas em julho de 2022. Como resultados, foram identificados 33 artigos os quais foram submetidos à análise temática e elaboradas as seguintes categorias: promoção à saúde na saúde mental, promoção a saúde durante o tratamento medicamentoso e promoção à saúde na educação à saúde. Por fim, essa pesquisa identificou que o papel do enfermeiro é assistencial no atendimento a pessoas com esclerose múltipla, quase sempre voltado às demandas de seus pacientes, destacando-se intervenções em saúde mental, terapias medicamentosas e educação e saúde, sempre tendo como base no seu desempenho, o trabalho em conjunto com sua equipe multidisciplinar.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Ielusc. Supervisora (Escola grau técnico). E-mail: fernandinha.m12@gmail.com.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Saúde Coletiva (UFSC); Mestre em Educação (UFSC). Enfermeira (USP). Pesquisadora nos grupos de pesquisa LAPEPS (UFSC) e GPPS (UFSC) . Professora titular da Faculdade Ielusc

Publicado
2023-10-15
Como Citar
VICENTE, Fernanda Moreira; SILVA, Roisilda Veríssimo. Papel do enfermeiro na promoção da saúde à pessoa com esclerose múltipla: revisão da literatura. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 183-196, out. 2023. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/187>. Acesso em: 17 abr. 2024.
Seção
Artigos