Perfil dos pacientes atendidos no estágio de triagem em uma clínica escola de Fonoaudiologia

  • Luana Trindade Pessatti Faculdade Ielusc
  • Roxele Ribeiro Lima Faculdade Ielusc
  • Vanessa Bohn Faculdade Ielusc
  • Ana Paula Duca Faculdade Ielusc

Resumo

A Fonoaudiologia é uma ciência da área da saúde e possui como objeto de estudo a comunicação humana em todas as suas dimensões. Seu campo de ação envolve promoção à saúde, prevenção, desenvolvimento, aperfeiçoamento e reabilitação das habilidades comunicativas. O presente estudo buscou traçar o perfil da população atendida no estágio de triagem em Fonoaudiologia no período de março de 2018 a julho de 2022 na cidade de Joinville-SC. Trata-se de um estudo do tipo retrospectivo, observacional analítico, transversal, de caráter quali-quantitativo e descreve a análise de prontuários contendo dados dos atendimentos realizados na Clínica-Escola de Fonoaudiologia de uma Faculdade de Joinville- SC. Foram analisados 58 prontuários de pacientes e após a aplicação dos critérios de exclusão, a amostra totalizou 44 prontuários, 77% do gênero masculino e 23% do gênero feminino. Quanto à faixa etária, houve a variação de 1,5 anos a 80 anos, com média de 18,7 anos. As queixas mais presentes foram relacionadas a fala 59%, linguagem 25%, voz 12%, disfagia 2% e aprendizagem 2%. Os diagnósticos fonoaudiológicos mais prevalentes foram desvio fonológico em 30%, atraso de linguagem em 23%, afasia em 11%, dentre outros. Nesse estudo foi possível identificar o perfil dos pacientes do estágio de Triagem de uma Clínica-Escola na cidade de Joinville, Santa Catarina, com informações relevantes quanto ao gênero, queixas, diagnósticos, tempo de espera o início de suas terapias e necessidade de aprimorar a gestão para as demandas dos atendimentos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Fonoaudiologia pela Faculdade Ielusc.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP/PR). Docente do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade Ielusc. Graduada em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário
Metodista (IPA/ RS).

##submission.authorWithAffiliation##

Mestra em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP/PR). Graduada em
Fonoaudiologia pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali/SC). Docente do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade Ielusc. 

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP/PR). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/SP). Docente do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade Ielusc.

Publicado
2023-10-15
Como Citar
PESSATTI, Luana Trindade et al. Perfil dos pacientes atendidos no estágio de triagem em uma clínica escola de Fonoaudiologia. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 197-208, out. 2023. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/182>. Acesso em: 17 abr. 2024.
Seção
Artigos