Conhecendo planilhas eletrônicas: uma sequência didática

  • Juliano Turmina Faculdade Ielusc

Resumo

A utilização da Estatística nos dias de hoje é fundamental, seja para a formação do indivíduo como cidadão ou como profissional. As pessoas estão cada vez mais sendo instigadas a utilizarem as mais diversas tecnologias para auxiliar na tomada de decisões. Logo, os sistemas educacionais buscam acompanhar esse desenvolvimento e demanda. No ensino de Estatística, as TICs têm se mostrado ferramentas de apoio agradáveis para professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, apresentamos neste artigo uma proposta de sequência didática para o ensino de Estatística no Ensino Fundamental com o uso de planilhas eletrônicas. A sequência foi aplicada em uma amostra de 61 alunos, e os resultados foram analisados com uma abordagem quantitativa. A metodologia utilizada segue os pressupostos da pesquisa-ação, com uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, auxiliada pelas observações das atividades e processos de ensino. Os resultados mostraram que a aplicação da sequência didática proposta contribuiu para a melhora do desempenho dos alunos, bem como para a motivação e participação nas aulas. Durante o processo, percebeu-se que os alunos ainda apresentavam dificuldades em relação aos conteúdos prévios de Estatística.


 

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Educação - PPGE / Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2019). Licenciado em Matemática pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2007), pós-graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de Blumenau - FURB (2010) e Psicopedagogia Educação Especial pela Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala - ACE (2011). Professor de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Joinville, onde atuou também como Professor Integrador de mídias educacionais. Professor Adjunto da Faculdade IELUSC, trabalhando com as disciplinas de Estatística, Bioestatística e Tecnologias Educacionais. Área de pesquisa: Educação, Tecnologias e Educação Estatística.

Publicado
2023-10-14
Como Citar
TURMINA, Juliano. Conhecendo planilhas eletrônicas: uma sequência didática. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 107-120, out. 2023. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/180>. Acesso em: 17 abr. 2024.
Seção
Artigos