A relação entre o Índice de Massa Corporal e a prática de atividade física em escolares

  • Juliano Turmina Ielusc
  • Felipe Gustavo Perrone Proença IELUSC
  • João Gabriel Vieira de França IELUSC

Resumo

As crianças estão praticando cada vez menos atividade física, passando muito tempo conectadas a aplicativos e tecnologias móveis. Como consequência dessas práticas, muitas se tornam sedentárias, obesas ou desenvolvem problemas de saúde. O presente estudo busca inserir os resultados obtidos através de uma pesquisa de campo em escolas do Ensino Fundamental de Joinville, com a finalidade de avaliar a relação entre o Índice de Massa Corporal (IMC) e a prática de atividade física dos escolares. O estudo possui uma abordagem quantitativa e descritiva, com amostragem não probabilística. A amostra foi composta por 76 alunos, com uma idade média de 11,71 ± 2,55 anos. Observou-se uma predominância do sexo masculino, correspondendo a 61,84% da amostra. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na associação entre IMC e sexo dos estudantes (p < 0,000) e idade (p < 0,000). Além disso, de forma geral, percebe-se uma predominância masculina com maior propensão à obesidade em comparação com as meninas. Em pesquisas semelhantes, questionamentos sobre alimentação e tempo de tela podem ser explorados e relacionados ao IMC de escolares de diferentes idades.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Educação - PPGE / Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias - Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2019). Licenciado em Matemática pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2007), pós-graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de Blumenau - FURB (2010) e Psicopedagogia Educação Especial pela Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala - ACE (2011). Professor de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Joinville, onde atuou também como Professor Integrador de mídias educacionais. Professor Adjunto da Faculdade IELUSC, trabalhando com as disciplinas de Estatística, Bioestatística e Tecnologias Educacionais. Área de pesquisa: Educação, Tecnologias e Educação Estatística.

Publicado
2023-10-14
Como Citar
TURMINA, Juliano; PROENÇA, Felipe Gustavo Perrone; DE FRANÇA, João Gabriel Vieira. A relação entre o Índice de Massa Corporal e a prática de atividade física em escolares. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 45-59, out. 2023. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/179>. Acesso em: 17 abr. 2024.
Seção
Artigos