Perfil profissional de fonoaudiólogos atuantes na área da saúde do trabalhador no Brasil

Resumo

O fonoaudiólogo exerce papel fundamental na Saúde do Trabalhador, compreendendo e acompanhando os processos de trabalho, propondo ações de vigilância e intervindo, quando necessário. O presente estudo buscou identificar e qualificar o perfil profissional de fonoaudiólogos atuantes na área da Saúde do Trabalhador no Brasil. A pesquisa tratou-se de um estudo observacional, analítico, com uma abordagem do tipo quantitativa. Os pesquisadores elaboraram um questionário por meio da plataforma Google Forms®, com perguntas acerca da região geográfica de atuação, nível de formação profissional, tempo de experiência na área, faixa salarial recebida e, em especial, buscou elencar os procedimentos e ações educativas utilizadas nas práticas clínicas. O questionário foi destinado aos fonoaudiólogos de todo o Brasil, divulgados por meio de e-mails, redes sociais e aplicativos como Whatsapp®, Telegram®, Facebook®, Instagram® e Twitter® no ano de 2022. Após ampla divulgação, foram recebidos 59 questionários para análise do perfil profissional. Foram registrados adesão de fonoaudiólogos de grande parte das regiões geográficas do país. Acerca do nível de formação, foi observado que 26 possuíam graduação e 26 possuíam pós-graduação/especialização. Em relação à faixa salarial, houve grande variabilidade entre os estados brasileiros. Em relação ao tempo de atuação, 61% dos participantes atuam a mais de 10 anos nessa área. Quanto aos procedimentos ofertados, observou-se que a avaliação auditiva composta por meatoscopia, imitanciometria e audiometria dominam as práticas clínicas (83%). Além disso, foi considerável a prática de ações de prevenção por meio de ações educativas (57,5%). Foi possível notar grande variabilidade nas atuações dos fonoaudiólogos em Saúde do Trabalhador, de forma que não há consenso ou padronização nas ações propostas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Fonoaudióloga egressa do Curso de Fonoaudiologia da Associação Educacional Luterana Bom Jesus Ielusc.

##submission.authorWithAffiliation##

Fonoaudiólogo egresso do Curso de Fonoaudiologia Curso de Fonoaudiologia da Associação Educacional Luterana Bom Jesus - IELUSC.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda em Fonoaudiologia na Associação Educacional Luterana Bom Jesus - IELUSC.

Adriane Andrich Martins de Oliveira

Graduanda em Fonoaudiologia na Associação Educacional Luterana Bom Jesus - IELUSC. 

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Docente na área de Audiologia do Curso de Fonoaudiologia da Associação Educacional Luterana Bom Jesus - IELUSC, bem como fonoaudióloga do Centrinho Prefeito Luiz Gomes - Secretaria de Saúde de Joinville - SC.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana. Especialista em Audiologia. Docente do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da Associação Educacional Luterana Bom Jesus - IELUSC.

Publicado
2023-10-15
Como Citar
CASAS, Evellyn Rita et al. Perfil profissional de fonoaudiólogos atuantes na área da saúde do trabalhador no Brasil. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 209-223, out. 2023. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/174>. Acesso em: 17 abr. 2024.
Seção
Artigos