A relação entre comer transtornado e efeito sanfona: um estudo com nutricionistas em formação

  • Márcia Tavares Castilhos Streit Associação Educacional Luterana Bom Jesus IELUSC
  • Vanessa Speckhahn Vicente Associação Educacional Luterana Bom Jesus IELUSC
  • Juliana Testoni dos Santos Rengel Associação Educacional Luterana Bom Jesus IELUSC
  • Juliano Turmina Associação Educacional Luterana Bom Jesus IELUSC

Resumo

O Comer Transtornado (CT) engloba todos os tipos de comportamentos disfuncionais ou considerados não saudáveis, que podem evoluir para um transtorno alimentar (TA). Entre eles estão: dietas restritivas, pular refeições, episódios de compulsão alimentar, uso de laxantes, vômito autoinduzido, efeito sanfona, prática de exercícios físicos excessivos com o objetivo de emagrecer, ou ainda outros comportamentos que visam à redução da ingestão de alimentos de maneira disfuncional. O objetivo do estudo foi verificar se existe uma relação entre o CT e o efeito sanfona em nutricionistas em formação. Foram utilizados dois instrumentos de pesquisa autoaplicáveis: um para caracterização da amostra e perguntas relacionadas ao efeito sanfona, e um teste de atitudes alimentares transtornadas (DEAS-s), aplicado individualmente. Participaram da pesquisa 26 acadêmicas de 6 instituições de ensino superior. Os dados foram analisados com estatística descritiva, e foram realizadas associações entre as variáveis: IMC das acadêmicas e as respostas da DEAS-s. A frequência de atitudes alimentares disfuncionais ou CT foi identificada pela DEAS-s em 26,92% (7) das acadêmicas, e o efeito sanfona em 85,72% (6) delas, sendo que tais atitudes estavam presentes em diferentes estados nutricionais. O comer transtornado e o efeito sanfona estavam presentes em parte da amostra. Além disso, observou-se que os comportamentos disfuncionais mais prevalentes estavam presentes na maioria da amostra (25), independentemente do estado nutricional e do efeito sanfona.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Nutricionista. Mestra em Saúde e Meio Ambiente. Terapeuta Nutricional de abordagem comportamental e professora no curso de graduação em Nutrição Faculdade Ielusc.

##submission.authorWithAffiliation##

Psicóloga. Mestra em Educação. Psicoterapeuta de abordagem gestáltica e professora nos cursos de graduação em Enfermagem, Nutrição e Psicologia da Faculdade Ielusc.

##submission.authorWithAffiliation##

Docente da Rede Municipal de Ensino de Joinville e da Faculdade Ielusc. Mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Publicado
2023-10-14
Como Citar
STREIT, Márcia Tavares Castilhos et al. A relação entre comer transtornado e efeito sanfona: um estudo com nutricionistas em formação. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 27-43, out. 2023. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/172>. Acesso em: 17 abr. 2024.
Seção
Artigos