Proposta de intervenção com foco preventivo para atletas femininas de basquetebol, baseada na Terapia Cognitivo-Comportamental

  • Emanuely Zelir Pereira da Silva Faculdade Ielusc
  • Djeniffer Steffens Theilacher
  • Joyce Mates

Resumo

Atletas de alto rendimento possuem um nível maior de ansiedade devido a exigência que possuem neste contexto esportivo e para as atletas terem um desenvolvimento saudável se faz necessário a prevenção deste sintoma. Diante desse contexto, a pesquisa teve como objetivo desenvolver uma intervenção em grupo com foco preventivo, sendo esta baseada na Terapia Cognitivo-Comportamental para atletas femininas de basquetebol. Foram realizados oito encontros com 12 atletas, utilizando-se de entrevistas semiestruturada, registro de pensamentos automáticos, técnica de respiração, dinâmica de grupo, treinamento de habilidades sociais, inventário online de ansiedade e a técnica de feedback para finalizar os encontros. Os dados obtidos foram analisados pela análise de conteúdo, que possibilita a comunicação do conteúdo latente. Para realizar a articulação da prática com a teoria, utilizamos literaturas referente a psicologia, em especial psicologia do esporte e literaturas da terapia cognitivo-comportamental. Obtivemos como resultado a identificação das situações que as atletas sentem ansiedade, os erros cognitivos que as atletas possuem a partir de seus pensamentos disfuncionais, além de comprovar a eficácia das técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental na prevenção da ansiedade.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Psicóloga, formada pela Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala, bem como doutoranda e mestre em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora associada ao Departamento de Psicologia da Faculdade IELUSC, bem como da Faculdade Guilherme Guimbala e coordenadora do curso de especialização em Terapia Cognitivo- comportamental na mesma instituição. Também é professora na Unisociesc. É uma das coordenadoras do projeto de extensão "Programa de Cessação do Tabagismo na modalidade grupal on-line" (UFSC). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Pesquisa em Atenção Psicossocial: Clínica, Prevenção e Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: programas em saúde na modalidade grupal on-line, tabagismo, Representações Sociais, Terapia cognitivo- comportamental. E-mail: emanuely.silva@ielusc.br

Djeniffer Steffens Theilacher

Djeniffer Steffens Theilacher é psicóloga formada pela Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala, bem como Pós-Graduação em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro Universitário Internacional Uninter. E-mail: psidjeniffer@gmail.com.

 

Joyce Mates

Joyce Mates é psicóloga formada pela Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala, bem como Pós-Graduação em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Centro Universitário Internacional Uninter. E-mail: psico.joycemates@hotmail.com.

 

Publicado
2023-10-15
Como Citar
SILVA, Emanuely Zelir Pereira da; THEILACHER, Djeniffer Steffens; MATES, Joyce. Proposta de intervenção com foco preventivo para atletas femininas de basquetebol, baseada na Terapia Cognitivo-Comportamental. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 239-252, out. 2023. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/163>. Acesso em: 17 abr. 2024.
Seção
Artigos