A prática docente de professores de educação física na educação infantil

  • Joice Carina Maier
  • Paloma Gabrielle Pimentel Pereira Faculdade IELUSC
  • Andréia Fernanda Moletta
  • Luigi Ricardo Poli Junior Faculdade IELUSC

Resumo

Neste estudo buscou-se analisar a prática docente de professores de Educação Física na Educação Infantil da rede pública e privada. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, documental e observacional com dois professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil, sendo um da rede pública e um da rede privada. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: entrevista estruturada, observação sistemática a partir de uma ficha de observação de aula e análise documental a partir do plano de aula. Para a análise de dados utilizou-se o procedimento de triangulação. Quanto às estratégias de ensino, os professores desenvolveram atividades que envolvessem a turma por completo, mas predominando atividades de caráter individualizado em detrimento do coletivo. E nenhuma aula apresentou caráter de treinamento e ocorreram de forma livre sem intencionalidade. Também foram analisadas as atividades conforme os campos de experiências fundamentados na Base Nacional Comum Curricular. Os docentes apresentaram preocupações com a infância e o respeito com a faixa etária que estavam ministrando as aulas. A prática docente dos professores de Educação Física apresentou uma intencionalidade, assim tornando-a pedagógica. E apesar de não fazerem menção a BNCC nos planos de aula, os docentes construíram atividades que se enquadram com a proposta curricular nacional, diversificando os campos de experiências para as crianças. 

Biografia do Autor

Joice Carina Maier

Egressa do curso de Licenciatura em Educação Física da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC. Professora do Colégio Positivo. E-mail: joice.carine.maier@hotmail.com 

 

##submission.authorWithAffiliation##

discente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC, Joinville, Santa Catarina, Brasil.

##submission.authorWithAffiliation##

Discente do Curso de Licenciatura em Educação Física da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC, Joinville, Santa Catarina, Brasil.

Publicado
2022-11-27
Como Citar
MAIER, Joice Carina et al. A prática docente de professores de educação física na educação infantil. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 37-50, nov. 2022. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/152>. Acesso em: 17 abr. 2024.