Conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre reações transfusionais

  • Renata Villasboas da Silva FACULDADE IELUSC
  • Ana Beatriz Cardoso FACULDADE IELUSC
  • Solange Abrocesi FACULDADE IELUSC
  • Jânifer Souza Mendes FACULDADE IELUSC

Resumo

O artigo tem o objetivo de identificar a percepção dos profissionais de enfermagem quanto às reações transfusionais, agravos ocorridos durante ou após a transfusão sanguínea que colocam em risco a vida dos pacientes, durante a hemotransfusão. Trata-se de um estudo descritivo qualitativo realizado em um hospital público do nordeste de Santa Catarina no ambulatório de oncologia em agosto e setembro de 2020. Participaram do estudo quatro enfermeiras e 11 técnicos em enfermagem que já haviam prestado assistência ao paciente oncológico em hemotransfusão. A coleta de dados foi desenvolvida mediante um questionário com questões abertas e fechadas e os resultados obtidos foram analisados e processados a partir da Análise Temática de Minayo. A partir da análise, foram elaboradas duas categorias temáticas: atenção diferenciada ao paciente que está recebendo transfusão e a importância da comunicação da suspeita de reação transfusional. Como resultado, observa-se que a assistência ao paciente em hemotransfusão é complexa e necessita da habilidade técnico-científica dos profissionais.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeira graduada pela Faculdade IELUSC.

##submission.authorWithAffiliation##

Discente do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade IELUSC

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeira pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Docente titular e Coordenadora do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade IELUSC.

##submission.authorWithAffiliation##

Enfermeira graduada pela Faculdade IELUSC. Especialista em enfermagem obstétrica e ginecologia. Mestranda pela UFSC em enfermagem. Docente do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade IELUSC

Publicado
2022-11-27
Como Citar
DA SILVA, Renata Villasboas et al. Conhecimento dos profissionais de enfermagem sobre reações transfusionais. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 61-74, nov. 2022. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/148>. Acesso em: 17 abr. 2024.