Desafios da mulher preta no mundo do trabalho: uma reflexão necessária

  • Valdete Daufemback 47- 999943133
  • Gabriel Hasselmann Faculdade Ielusc

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre os desafios da mulher preta para se inserir com iguais oportunidades no mundo do trabalho. Trata-se de um estudo sobre as desigualdades no campo étnico-racial, sob a perspectiva analítica de uma revisão bibliográfica. Historicamente, o sexo masculino leva vantagem nas relações de trabalho quanto a direitos e, consequentemente, ascensão profissional no mercado de trabalho. Quando se trata de relações étnico-raciais, a população afrodescendente fica ainda mais distante quanto às oportunidades de trabalho. Porém, na escala ocupacional, acrescenta-se à mulher preta o peso do racismo na interconexão entre gênero, classe e raça, remetendo-a a um contexto de tripla exclusão e opressão. As reais habilidades e capacidades destas mulheres são apagadas veladamente pelas características físicas (fenotípicas), em especial pelo tom de sua pele. Assim, em uma sociedade machista e patriarcal, ser mulher que traz consigo a ancestralidade africana, marcada por um histórico familiar em senzalas e quilombos que a expôs à vulnerabilidade social, resta-lhe menos oportunidades de ascensão profissional. A pesquisa sinalizou a evidência de disparidade nas relações étnico-raciais e de gênero. No contexto da Psicologia entende-se que a luta por direitos e igualdade racial deva ser um compromisso assumido por todas as pessoas em qualquer segmento social, não apenas pelas mulheres pretas, independente do lugar no âmbito étnico-racial
que cada qual se encontra. Neste sentido, identifica-se a necessidade de reconhecer a existência da exclusão social em relação à mulher preta e, com isso, possibilitar a criação de políticas públicas e fortalecer os movimentos feministas para a conquista de direitos iguais no mundo das diferenças. 

Publicado
2021-12-19
Como Citar
DAUFEMBACK, Valdete; HASSELMANN, Gabriel. Desafios da mulher preta no mundo do trabalho: uma reflexão necessária. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], n. 4, p. 89-100, dez. 2021. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/124>. Acesso em: 22 maio 2022.