Estilo de vida de adolescentes do 8° ano do ensino fundamental em tempos de Covid-19

  • Flávia Daniele de Souza Pereira Gonçalves Faculdade IELUSC
  • Jucimara Alves David Faculdade IELUSC
  • Juliano Turmina Faculdade IELUSC
  • Lidiane Schultz
  • Rosilda Veríssimo da Silva Faculdade IELUSC
  • Tadiana Maria Alves Moreira Faculdade IELUSC

Resumo

O estudo tem por objetivo descrever o estilo de vida de adolescentes do 8° ano do ensino fundamental em tempos de Covid-19 em Joinville (SC), em 2020. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo realizado com 36 adolescentes. Os dados foram coletados via formulário eletrônico juntamente com o instrumento adaptado “Perfil de Estilo de Vida Individual”. As variáveis analisadas foram: sexo, religião, rede educacional de ensino, número de irmãos, rede de atenção à saúde, frequência de realização de atividade física, tempo e uso de tela/eletrônico, tempo de horas de sono, peso, estatura para cálculo do Índice de Massa Corpórea. Para análise dos dados foi utilizado o teste de Correlations Spearman’s, Qui-quadrado
e Exato de Fischer. Todos os procedimentos éticos foram seguidos e respeitados. Os adolescentes que apresentaram Índice de Massa Corpórea inadequado tinham mais de 13 anos, eram católicos, estudavam em rede pública (p=0,062) e com mais de três irmãos (p=0,013), ainda, a maioria utilizava os serviços públicos de saúde (p=0,119) e possuí tempo de sono adequado (p=0,047). Houve uma forte correlação entre as questões Atividade Física x Atividade Física (0,71), uma correlação moderada entre Comportamento Preventivo x Nutrição (0,48) e Controle de Estresse x Comportamento Preventivo (-0,49). Com esse estudo foi possível identificar o estilo de vida do grupo durante a pandemia, o que pode auxiliar na ampliação de estratégias para o cuidado dos adolescentes em tempos de pandemia e isolamento social. 

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em enfermagem pela Faculdade IELUSC.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em enfermagem pela Faculdade IELUSC

##submission.authorWithAffiliation##

Docente do curso de Graduação em Enfermagem e Nutrição da Faculdade IELUSC. Mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

##submission.authorWithAffiliation##

Docente do curso de Graduação em Enfermagem pela Faculdade IELUSC. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

##submission.authorWithAffiliation##

Docente titular do curso de Graduação em Enfermagem pela Faculdade IELUSC. Doutora em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz.

Publicado
2021-12-19
Como Citar
DE SOUZA PEREIRA GONÇALVES, Flávia Daniele et al. Estilo de vida de adolescentes do 8° ano do ensino fundamental em tempos de Covid-19. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], n. 4, p. 101-116, dez. 2021. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/111>. Acesso em: 22 maio 2022.