Acidentes na escola: os sentimentos das professoras

Resumo

A ocorrência de acidentes com crianças no espaço escolar é um dos agravos de interesse da saúde coletiva. Acidentes são comuns na infância e os profissionais necessitam estar atentos e preparados para prevenir a ocorrência deste agravo na escola. Em 2007 foi instituído o Programa Saúde na Escola, com finalidade de contribuir para a formação de profissionais e estudantes da rede pública de educação básica, na promoção da saúde e prevenção de agravos. É preciso que a escola incorpore medidas que visem diminuir os acidentes nas suas dependências. Estudo descrito de abordagem qualitativa, que teve como objetivo analisar o conhecimento das professoras do Ensino Fundamental, sobre riscos e cuidados referentes a acidentes comuns na infância no qual utilizou-se um questionário para coleta dos dados. Participaram do estudo 18 professoras e os resultados
mostraram que elas identificavam riscos de quedas e agressões. Sentiam insegurança e preocupação, ainda que oito professoras possuíssem alguma qualificação para atender a ocorrência de acidentes. Quanto ao Programa Saúde na Escola, apenas três participantes referiram conhecê-lo, ainda que este esteja implantado
na escola onde atuam. Percebeu-se a fragilidade na articulação entre os setores da saúde e da educação, tendo em vista que os enfermeiros deveriam atuar como mentores e líderes de ações integradoras para a promoção da saúde e prevenção dos acidentes no espaço escolar. Cabe assim, ao enfermeiro da unidade básica
de saúde realizar um trabalho integrado com os profissionais da escola, a partir da elaboração conjunta de um plano que contemple ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos vivenciadas no ambiente escolar. 

Publicado
2021-12-19
Como Citar
REBELLO ESPÍNDOLA, Júlia et al. Acidentes na escola: os sentimentos das professoras. Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC, [S.l.], n. 4, p. 25-38, dez. 2021. ISSN 2595-4423. Disponível em: <http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/109>. Acesso em: 22 maio 2022.