TY - JOUR AU - de Sousa, Larissa Carvalho AU - Moletta, Andréia Fernanda PY - 2020 TI - Programa Dança na Escola e sua Prática Docente JF - Redes - Revista Interdisciplinar do IELUSC; v. 1 n. 3 (2020): Redes - Revista Interdisciplinar Acadêmica da Faculdade Ielusc KW - N2 - Esta investigação visou identificar o desenvolvimento da prática docente das professoras do Programa Dança na Escola – PDE, a partir de um estudo qualitativo descritivo, utilizando um questionário semiestruturado, o qual respondido por cinco professoras do programa via o formulário do Google. A análise das informações foi fundamentada no procedimento de análise de conteúdo (BARDIN, 2011) a partir de três polos cronológicos, que são: pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados e a interpretação. Foram respeitados os preceitos éticos para realização de pesquisa com seres humanos. O PDE contempla profissionais do sexo feminino com a média geral de idade foi de 44 anos, com formação inicial em Educação Física Licenciatura Plena, em Instituições de Ensino privadas. Sobre seus pontos norteadores do plano de ensino, o trabalho com a dança contempla: a) processo educacional; b) instrumento transformador; c) construção e formação social; d) promoção dos alunos quanto a expressão corporal, diversidades nas linguagens de movimento. Os valores humanos trabalhados em suas aulas, apontam principalmente o respeito, ética e socialização. Quanto às relações interpessoais com os alunos e professores da escola foi possível perceber entre excelente e ótima; com os demais professores do programa foi classificada entre boa e ótima; com a gestão escolar, gestão do programa e pais dos alunos oscilaram entre boa, ótimo e excelente. Logo, compreendeu-se o desenvolvimento do PDE, o qual está preocupado com a formação integral de seus participantes, assim comprovando que a prática docente consiste em uma prática pedagógica, sustentada por uma intencionalidade social. UR - http://revistaredes.ielusc.br/index.php/revistaredes/article/view/92